O secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, apelou na tarde de hoje, ao bom senso para resolução do imbróglio entre a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), capitães e técnicos dos “Mambas”, aquando da sua participação no Campeonato Africano das Nações, para jogadores que militam nas competições internas, que decorreu na Argélia.
“O Governo está preocupado com esta situação. Pedimos que a federação chegue a um consenso com os jogadores de forma a encontrar soluções mais viáveis para a resolução do problema que se instalou. Esta situação coloca em causa o bom nome do nosso futebol e do país. Não queremos ver esse problema a se replicar na Selecção Sub-20. A SED criou uma comissão de inquérito para averiguar com muita cautela o que realmente aconteceu na Argélia e vamos investigar à todos, desde a Selecção até à Federação”, afirmou Gilberto Mendes.
O secretário de Estado disse que o encontro foi organizada para dar os parabéns aos “Mambas” pelo feito alcançado em mais de 48 anos em que o país participa nas competições africanas da modalidade, mas os capitães e técnicos primaram pela ausência, por motivos desconhecidos.
O Vice-Presidente da Federação Moçambicano de Futebol (FMF), Jorge Bambo reiterou que não há problemas no seio dos “Mambas”, sendo que o problema pode estar relacionado com uma certa agitação que acabou influenciando o comportamento dos jogadores que, eventualmente, se excederam na apresentação das suas inquietações.
Bambo, referiu que não era momento ideal para ajuizar o que de facto aconteceu em Argel, até porque há uma Comissão de Inquérito criada para trabalhar no sentido de apurar responsabilidades para posterior tomada de medidas disciplinares pelo órgão competente da FMF, sendo que as suspensões de cinco atletas e um assistente do treinador foram feitas de forma preventiva.