A participação da Selecção Nacional de Futebol de Sub-20 na 23.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), por sinal a segunda, que vem decorrendo nas cidades egípcias do Cairo, Ismailia e Alexandri, constituiu o melhor desempenho de sempre na fase de grupos, superando a primeira presença em 2021.
Moçambique teve a sua melhor prestação e, mesmo sem ter conseguido marcar um golo, consentiu apenas cinco golos, contra oito no CAN da Mauritânia. E, não é para menos, afinal os “Mambinhas” estiveram inseridos no considerado “grupo da morte”, onde perfilava a Nigéria, Egipto e Senegal. Os representantes nacionais terminaram a sua participação com o mesmo registo de golos sofridos a par do Egipto (5).
Na primeira presença em um “Africano” na Mauritânia, os moçambicanos vergaram para os anfitriões por 2-0, tendo no segundo desafio perdido pelo mesmo resultado diante de Uganda. Encerrando a fase de grupos, Moçambique perdeu diante dos Camarões por 4-1. Não obstante, o único golo conseguido na prova foi apontado por Gianluca Lorenzoni.