Jornal Desafio
DESTAQUE » SURAYA VENCE TERCEIRA TAÇA DE PORTUGAL
BASQUETEBOL

SURAYA VENCE TERCEIRA TAÇA DE PORTUGAL


O Quinta dos Lombos, emblema onde milita a basquetebolista moçambicana Suraya Rijal, conquistou a Taça de Portugal depois de derrotar na final o Benfica, por 53-51, conquistando o troféu pela terceira vez, depois de 2011 e 2020.
A poste moçambicana não integrou o cinco inicial, mas foi chamada pelo treinador português, José Leite, a dar o seu contributo. A jogadora, que está na Quinta dos Lombos desde 2016, tendo começado a jogar nos sub-16, após uma passagem pelos EUA, não chegou a pontuar, no entanto, foi importante na estratégia montada diante das “encarnadas”, que tinham ganho as últimas duas taças de Portugal.
Na formação carcavelense, que esteve na liderança do marcador durante a maior parte da partida, Inês Faustino e Rosemarie Julien, com 16 e 12 pontos, respectivamente, estiveram em destaque.
Ao intervalo, a equipa de Suraya Rijal saiu a vencer por 30-27, perante um Pavilhão Municipal de Pedrouços abarrotado, onde o público apoiava maioritariamente a equipa benfiquista, que no terceiro período galvanizou-se e saiu a vencer, por 46-43.
O resultado deixava tudo em aberto para o desfecho da partida. Os minutos finais foram intensos, perante o equilíbrio no marcador e à entrada do último minuto, o Benfica liderava, por 51-50, mas Rosemarie Julien bloqueou o lançamento de Carolina Rodrigues e o ataque do Quinta dos Lombos resultou numa incursão decisiva e eficaz de Inês Faustino.
Com 53-51 favorável ao Quinta dos Lombos, a última posse benfiquista culminou num lançamento falhado de Raphaella Monteiro, que estava numa posição favorável para empatar. 
Suraya, que no país sempre representou o Ferroviário de Maputo, foi campeã nacional de juvenis e conquistou o Torneio Clarisse Machanguana pelas “locomotivas”.
Ainda pela Quinta dos Lombos, foi campeã pela equipa Sub-19 em 2018, tendo sido considerada MVP, jogadora mais valiosa.
Em representação da Selecção Nacional, foi vice-campeã africana de Sub-18, numa competição realizada em 2018, em Maputo.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..