As duplas favoritas a conquistarem o título, Ainadino/Jojó, em masculinos, e Ana Paula/Vanessa, em femininos, tetra e hexacampeões, respectivamente, tiveram um arranque vitorioso na oitava e última etapa do Circuito Africano da Zona VI de voleibol de praia, que decorre desde hoje, na praia da Costa do Sol, na cidade de Maputo.
A dupla Ana Paula/Vanessa, que até aqui fez o pleno, vencendo todas as seis etapas em que participou, começou o dia “bastante quente” por vencer as angolanas, Sayonara/Kunga, por 2-0, pelos parciais de 21/11 e 21-5.
Seguiu-se duelo com as compatriotas Natália/Ângela e Verónica/Vânia. Em ambos venceram, por 2-0, pelos parciais de 21/10 e 21/18.
Por seu turno, Ainadino e Jojó viram Rafael/Denilson darem luta, embora o triunfo não lhes tenha escapado (21/14 e 21/13). No embate que seguiu superaram a dupla do Lesotho, Lekomola/Leabua, por 2-0, com os 21/3 e 21/10. A dupla sul-africana, Hamzah/Kinsey e Acácio/Aldevino pelo mesmo resultado (2-0), o que valeu a liderança do Grupo “A”.
Quem também esteve em bom nível foi a dupla, Mondlane/Osvaldo, que no Grupo “B” fez o pleno vencendo as duplas António/Edilson, os rivais tswanas e angolanos, Jack/Chiswaniso e Figueiredo/Bruno, respectivamente. Por último, bateram o par namibiano, Krafft/Kasselmanr, em todos, por 2-0. Destes confrontos, destaque para o reencontro com Jack/Chiswaniso, com quem travaram duras “batalhas”. Desta vez coube a dupla nacional vencer, por 2-0, pelos parciais de 18/21 e 16/21. Os jogos contaram para o Grupo “B” e revelaram um par, Mondlane e Osvaldo com força para disputar os quartos-de-final e transitar para “meias”, chegar a final e, porque não, conquistar o tão esperado título africano da zona.
Já o par Acácio/Aldevino também teve uma boa estreia com triunfos nos dois primeiros jogos sobre os compatriotas Denilson e Rafael, tendo vencido, por 2-0, pelos parciais de 21/18-14/21 e 13/15. Tratou-se de um embate muito equilibrado, ou não fosse necessário recorrer ao terceiro “set” para desempatar. O triunfo galvanizou-os e voltaram a arrancar uma vitória desta feira, sobre o par do Lesotho Lekomola/Leabua por 21-15 e 21/18.
A sexta-feira de boa memória para o vólei nacional foi ainda abrilhantado pela dupla Natália/Ângela, que bateu Moleboheng/Chapole do Lesotho, por 2-0, pelos 21/6 e 21/15) e ficou bem lançada para chegar aos quartos-de-final.
Amanhã a competição prossegue com jogos da fase de grupos referentes aos femininos, enquanto, em masculinos, o dia será reservado aos quartos-de-final, com os primeiros a defrontarem os quartos classificados e os segundos a medirem forças com os terceiros num sistema cruzado.