Jornal Desafio
DESTAQUE » COSSA FOI PESADELO DOS CAMARÕES E LESOTHO
ROSTOS & RASTOS

COSSA FOI PESADELO DOS CAMARÕES E LESOTHO

João Vicente Cossa nasceu em Maputo, no bairro da Maxaquene, numa das margens da Av. Acordos de Lusaka, em 1956, mas devido ao atraso no registo a sua data oficial de nascimento acabou sendo 24 de Maio de 1957.

É duma família de cinco irmãos. Em termos cronológicos, a primeira sorte do casal Vicente Macuana Cossa e Joaquina Pelembe foi Rosita Cossa. João é o primeiro varão e segundo filho do casal. Seguiram-se Ângelo, falecido em Julho 2010, Julinho e Fernandinho.

Foi um ponta-de-lança temível, que ao longo da carreira, representou o Ferroviário de Maputo e Palmeiras da Beira, ambos de Moçambique, até 1983. Depois abandonou o país e representou os sul-africanos do Jomo Cosmos, PJ Rangers, Amazulu, Fazer Celtics e Secunda Aces. Foi cobiçado pelo Cosmos de Nova Iorque, mas não gostou da proposta e permaneceu em Joanesburgo.

Parou de jogar em 1986, aos 29 anos, quando representava o Secunda Aces, passando a treinar a equipa. Em 2000 achou que já era tempo de regressar a Maputo, onde abraçou uma paixão dos tempos da juventude, pelo que exerce a função de agente de seguros.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..