João Vicente Cossa nasceu em Maputo, no bairro da Maxaquene, numa das margens da Av. Acordos de Lusaka, em 1956, mas devido ao atraso no registo a sua data oficial de nascimento acabou sendo 24 de Maio de 1957.
É duma família de cinco irmãos. Em termos cronológicos, a primeira sorte do casal Vicente Macuana Cossa e Joaquina Pelembe foi Rosita Cossa. João é o primeiro varão e segundo filho do casal. Seguiram-se Ângelo, falecido em Julho 2010, Julinho e Fernandinho.
Foi um ponta-de-lança temível, que ao longo da carreira, representou o Ferroviário de Maputo e Palmeiras da Beira, ambos de Moçambique, até 1983. Depois abandonou o país e representou os sul-africanos do Jomo Cosmos, PJ Rangers, Amazulu, Fazer Celtics e Secunda Aces. Foi cobiçado pelo Cosmos de Nova Iorque, mas não gostou da proposta e permaneceu em Joanesburgo.
Parou de jogar em 1986, aos 29 anos, quando representava o Secunda Aces, passando a treinar a equipa. Em 2000 achou que já era tempo de regressar a Maputo, onde abraçou uma paixão dos tempos da juventude, pelo que exerce a função de agente de seguros.