Jornal Desafio
Foto de Jaime Machel: A carreira de Fone Wah terminou abruptamente em 1982 por lesão
DESTAQUE » FONE WAH E A DEVOÇÃO AO PALMEIRAS DA BEIRA
ROSTOS & RASTOS

FONE WAH E A DEVOÇÃO AO PALMEIRAS DA BEIRA

Chama-se Alberto Fernandes Fone Wah, mas fez nome no desporto como Fone Wah,  um talentoso lateral-esquerdo que durante a sua vida desportiva foi  sempre devoto e fiel ao Sporting da Beira, antes de se cambiar em Palmeiras da Beira. Nunca jogou noutro clube até abandonar o futebol por lesão, quando decorria o ano de 1982, num jogo contra o Pembinha.

Durante o tempo em que esteve no activo fez do lado esquerdo da defensiva do Sporting “propriedade privada”, sendo que o único que jogou naquele lugar em algum momento foi Panguana, o que permitiu que o treinador explorasse a polivalência de Fone Wah, já que também podia jogar a médio-esquerdo, a extremo ou até a avançado-centro.

Nascido a 19 de Março de 1956, na cidade da Beira, Fone Wah é filho de Armindo Fone Wah (ex-defesa-direito do Sporting da Beira) e Maria Aurora Fernandes, que mais tarde trouxeram ao mundo mais cinco filhos, a saber: Abel, Osvaldo, Cipriano, Tomásia e Sandra.

Embora Fone Wah seja a “mascote” da família no que à prática do futebol se refere, os três irmãos que lhe seguem também tiveram uma relação de certa forma íntima com a bola de futebol: “o Abel jogou comigo nos juniores do Sporting da Beira, o Osvaldo jogou no Centro Africano e o Cipriano foi muito cedo para Portugal e jogou a nível dos bairros”.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..