TRÊS dos futebolistas moçambicanos a actuarem em Portugal, nomeadamente Zainadine, Geny e Gildo, têm neste fim-de-semana mais uma missão espinhosa na luta pela permanência, nas respectivas ligas.
Na I Liga, Zainadine e Geny defrontam, a partir das 19.30 horas, o Arouca, no Estádio Municipal de Arouca, em partida inserida na 26.ª jornada. O jogo promete ser de muita tensão, já que na última vez que as duas formações estiveram frente-a-frente, empataram 1-1, e os “insulares” partem motivados para este duelo depois de quebrar jejum diante do Boavista.
A formação do Marítimo, que actualmente ocupa o 16.º lugar na tabela, com 19 pontos, busca desesperadamente a vitória para escapar da zona de descida e em caso de derrota pode cair, já o Arouca, que está em quinto lugar na tabela com 41 pontos, busca manter a boa fase e consolidar sua posição na zona de classificação para as competições europeias.
Ainda nesta ronda, o Estoril, de Mexer, bate-se com Braga, às 21.30, no Estádio Municipal de Braga.
À entrada, os estorilistas ocupam o 15.º posto, com 25 pontos, depois de quebrar jejum diante do Gil Vicente por 1-0 e buscam vitória consecutiva, mas terão que se aplicar ao máximo, já que o Braga está em uma boa fase, tendo vencido cinco dos seus últimos seis jogos.
Em caso de vitória, os “canarinhos” podem subir na classificação ocupando o 14.º posto, enquanto que o Braga, em terceiro lugar com 59 pontos, pode colar-se ao Porto, segundo com 61.
Na II Liga Portuguesa, o Sporting da Covilhã, de Gildo, bate-se com Torrense, hoje às 16.30, no Estádio Manuel Marques.
Os “leões” da serra têm uma partida difícil na qual devem aplicar-se ao máximo para chegar à zona de play-off, isso se o o B-SAD e Trofense não pontuarem nesta ronda.
Entretanto, no mesmo dia, já na III Liga o Marítimo “B”, de Kimiss, Jeremias e Pablo, defronta Machico, às 16.00 horas, no Estádio da Imaculada Conceição.
Actualmente o Marítimo ocupa a quinta posição com 42 pontos dois menos que o Beira-Mar, quarto colocado, enquanto que o Machico ocupa a 11.ª com apenas 24.