Já são conhecidos os árbitros habilitados para a apitar os jogos do Moçambola edição-2023 na zona Sul, uma vez que ainda estão por se realizar os primeiros testes físicos dos árbitros das zonas Centro e Norte ainda esta semana.
A luz das exigências físicas máximas, os profissionais foram avaliados para se habilitarem a arbitrar competições chanceladas pela FIFA e não só. Foi sob o olhar clínico de Ali Mahomed Ahmed, da Somália, e Bento Navesse, de Moçambique, instrutores da FIFA, que os árbitros foram aprovados ao longo da sessão de avaliações específicas.
A primeira fase da selecção aconteceu na semana finda, numa acção levada a cabo por instrutores da Federação Internacional de Futebol (FIFA), num curso de actualização de árbitros FIFA, que contou com a participação de 13 árbitros principais, dos quais cinco são internacionais e oito de categoria nacional, isto é, que já apitam o Moçambola e que participaram na formação como convidados.
A lista dos árbitros assistentes integrou um total de 17 árbitros, dos quais oito são internacionais e nove de categoria nacional. Referir que a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) apresentou uma lista mista de suplentes composta por oito árbitros, sendo que quatro são de categoria nacional e igual número da segunda nacional, isto é, os que estão habilitados a apitar a segunda divisão.