O candidato Costa do Sol saiu surpreendentemente derrotado no arranque do Moçambola-2023 diante do Ferroviário de Quelimane, na casa deste. O único tento desta partida surgiu na transformação de uma grande penalidade, executada por Odilo.
Na partida mais importante desta ronda, o Ferroviário da Beira impôs-se no Caldeirão do Chiveve, vencendo categoricamente o homónimo da capital do país por duas bolas-a-zero, com tentos marcados por Raymond (ex-Costa do Sol), reforço dos donos da casa para a presente temporada.
Confirmar-se, desta forma, a supremacia dos “locomotivas” do Chiveve nos confrontos entre estas duas formações no Moçambola. Lembramos que, na primeira jornada do campeonato passado, o Ferroviário da Beira, em pleno Estádio da Machava, saiu vitorioso por 1-2, depois de estar a ganhar por 0-2.
Por seu turno, o Ferroviário de Nampula, este ano treinado por Antoninho Muchanga, também entrou a vencer na presente prova, precisamente na recepção à Associação Desportiva de Vilankulo, que permitiu que o avançado internacional Stélio Ernesto “Telinho” fizesse o golo que decidiu o resultado a favor dos “axinenes”, aos 82 minutos da segunda parte.