Brera Tchumene FC é um novo clube no panorama futebolístico baseado na Matola e que na sexta-feira apresentou-se formalmente ao mercado através de uma conferência de imprensa na qual o emblema anunciou as suas ambições e objectivos a curto-médio prazos, sendo de destacar o Moçambola-2024, que é uma aposta clara da direcção da colectividade.
Fundado em Outubro de 2022 como Tchumene FC, a colectividade mudou logo de designação por força de uma parceria com um grupo empresarial italo-americano denominado Brera Holdings, cujos seus representantes estavam interessados em ter um clube em Moçambique que, por sua vez, tem de expor o seu nome no país. É daí onde surgiu o nome Brera Tchumene FC, presidido por Simão Cossa, antigo presidente do Clube do Chibuto, tendo como um dos vice-presidentes Betuel Saveca, que também foi dirigente máximo dos “guerreiros” de Gaza.
O Brera Tchumene FC está filiado à Associação Provincial de Futebol de Maputo (APFM), competindo em vários escalões em provas sob gestão daquele organismo. Para já, as ambições do clube e dos seus parceiros (Brera Holdings) são claras; chegar ao Moçambola o mais rápido possível, pois aí o emblema terá mais visibilidade, o que abre portas para patrocínios ou investidores.