O defesa internacional moçambicano Edmilson Dove falhou no sábado a presença na final da Taça da África do Sul, ao ver o seu Kaizer Chiefs perder diante do arqui-rival Orlando Pirates por 1-2, em jogo das meias-finais disputado no Soccer City Stadium, o palco que acolheu a final do Campeonato do Mundo da FIFA de 2010.
Depois de dúvidas sobre a sua utilização por lesão, Edmilson Dove foi titular e cumpriu os 120 minutos que durou a decisão.
No final dos 90 minutos regulamentares, as duas equipas estavam empatadas em 1-1.
O Orlando Pirates foi o primeiro a marcar, aos 14 minutos, por intermédio do sul-africano Kermit Erasmus. No entanto, aos 79 minutos, o compatriota e colega nos Bafana-Bafana, Moegamat Yusuf Maart, restabelecu a igualdade para o Kaizer Chiefs.
Entretanto, a seis minutos do final do prolongamento, o Orlando Pirates desfez a igualdade com um novo golo, agora apontado pelo também sul-africano Sandile Mthetwa.
Na final, o Orlando Pirates vai enfrentar o Sekhukhume United que, ontem e na outra meia-final, venceu a Universidade de Stellenbosch por 4-3, no desempate através da marca de grandes penalidades.