O secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, e o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, concluíram ontem o segundo dia de sua viagem de trabalho ao Reino do Marrocos. Durante a visita, a delegação moçambicana buscou fortalecer parcerias para a construção do futuro Centro Técnico Nacional Mário Esteves Coluna, que será construído no Complexo Desportivo do Zimpeto, em Maputo.
O referido centro será composto por dois campos de futebol de relva natural e um de relva sintética, ginásios, um hotel de três a quatro estrelas, salas de reuniões e cursos, além dos gabinetes técnicos de vários órgãos afectos ao organismo reitor do futebol nacional. A par disso, haverá um pavilhão multiuso e um campo de futebol de praia.
Feizal Sidat, presidente da FMF, disse que as expectativas em relação ao apoio do Marrocos são “positivas” tendo em conta a relação existente entre as duas federações nacionais.
“Já temos relações estabelecidas com a federação do Marrocos há sensivelmente dois anos e foi nesse contexto que realizamos dois jogos em Tanger, com suporte financeiro deles”, lembrou o dirigente.
“No projecto do centro técnico nacional, o apoio de Marrocos será uma mais-valia porque o centro deles é uma referência em África e Europa. Queremos o conhecimento e experiência deles para desenvolvermos o nosso projecto”, disse o timoneiro da FMF.
Feizal Sidat revelou que a construção do Centro Técnico Nacional Mário Esteves Coluna está estimada em 13 milhões de dólares, tendo já uma garantia de cerca de 35 por cento do valor a ser disponibilizado pela FIFA. Outro parceiro identificado para a empreitada é justamente a federação do Marrocos.