O Kaizer Chiefs, do defesa internacional moçambicano Edmilson Dove, falhou em definitivo o acesso às provas da Confederação Africana de FUtebol (CAF), da temporada 2023/24, depois de perder no sábado diante do Supersport United por 1-0, em jogo da 29ª e penúltima jornada da Liga Sul-Africana de Futebol.
Com Edmilson Dove a ser substituído aos 58 minutos, quando o Kaizer Chiefs já perdia (desde os 40’), com a derrota, o gigante de Joanesburgo manteve o quarto lugar com os mesmos 44 pontos à entrada para esta jornada e já não pode chegar ao terceiro lugar. É que o Supersport United passou a somar 51 pontos, sete a mais do que o Kaizer Chiefs.
O terceiro lugar garante o acesso à Taça CAF, enquanto que os dois primeiros postos apuram para as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Recorde-se que, há uma semana, a equipa de Edmilson Dove havia falhado o presença na final da Taça da África do Sul, ao perder diante do arqui-rival Orlando Pirates por 1-2, em jogo das meias-finais. O vencedor da Taça da África do Sul qualifica-se, também, para as eliminatórias de acesso à Taça CAF.