Numa prova bem disputada com apenas um minuto a separar os primeiros dois classificados, em masculinos, o sul africano Abdenço Mashaba foi o primeiro a cortar a meta, com o tempo de 1h, 7 min e 15 seg, seguido pelos moçambicanos Titosse Taimo, que chegou em segundo, com o tempo de 1h, 8 min e 42 seg, e Zetane Damota, que fechou o pódio com o tempo de 1 hora e 11 minutos e 59 segundos, num percurso de 21 quilómetros, em Maputo.
Em femininos, desta vez o prémio ficou em casa. Depois de ter ficado na quarta posição na edição passada, Ester Chiweia foi a grande vencedora, ontem, da terceira edição da Meia Maratona em femininos, com o tempo de 1 hora e 35 minutos e 3 segundos.
Num evento que juntou mais de 3 mil participantes, entre nacionais e estrangeiros, as moçambicanas Ester Chiweia de Chimoio, província de Manica, e Verónica José estiveram lado a lado desde a partida na ponte, sentido Katembe-Maputo. Pressionadas pela sul africana Zetane Seholhe que cada vez mais se aproximava delas, as atletas não se deixaram intimidar, ganhando mais espaço a cada quilómetro da prova.