Jornal Desafio
DESTAQUE » FIBA COMPARTILHA COM NYUSI PERSPECTIVAS DO BASQUETEBOL AFRICANO
BASQUETEBOL

FIBA COMPARTILHA COM NYUSI PERSPECTIVAS DO BASQUETEBOL AFRICANO

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), entidade máxima do basquetebol mundial, compartilhou com o Presidente Filipe Nyusi as perspectivas de desenvolvimento da modalidade da bola-ao-cesto em África e, mais especificamente, em Moçambique.

Num encontro de cortesia havido na Presidência da República, por ocasião da realização, hoje e sábado, em Maputo, do XVIII Congresso da FIBA-África, cujo ponto mais alto será a reeleição do moçambicano Aníbal Manave para a presidência do organismo no quadriénio 2023-27, a FIBA disse estar optimista em relação ao futuro da modalidade em África, destacando a organização da Basketball Africa League (BAL) como prova.

Em outro momento, a FIBA disse que a cada vez maior presença de jogadores africanos nas principais ligas do basquetebol ao redor do mundo testemunha o potencial que a modalidade tem para continuar a crescer no continente Berço da Humanidade.

Os outros pontos destacados como pautando o futuro do basquetebol africano passam pelo incremento das competições de selecções seniores, de clubes e a aposta em provas onde tomam parte três jogadores por equipa (3×3), que muito têm contribuído para a promoção da modalidade.

“Antes de mais, estamos agradecidos pelo apoio que o Governo de Moçambique presta ao basquetebol no país e, em particular, na realização do Congresso da FIBA-África em Maputo”, começou por dizer Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA-Mundo, que foi o porta-voz do encontro com Filipe Nyusi.

“Deixamos claro o compromisso da FIBA em apoiar o desenvolvimento do basquetebol masculino e feminino em Moçambique. Aliás, a realização, no passado mês de Dezembro, da Taça dos Clubes Campeões Africanos de femininos foi a última demonstração do compromisso do país com o basquetebol”, precisou Andreas Zagklis.

Estas e outras perspectivas do basquetebol africano foram apresentadas a Filipe Nyusi por uma delegação composta pelo presidente, vice-presidente e secretário-geral da FIBA-Mundo, respectivamente Hamane Niang (Mali), Sheik Saud Ali Al-Thani (Qatar) e Andreas Zagklis (Grécia). A delegação integrava ainda o próprio presidente da FIBA-África, o moçambicano Aníbal Manave, e o respectivo secretário-geral, Alphonso Bilé (Costa do Marfim), para além do secretário de Estado de Desporto (SED), Gilberto Mendes.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..