Há cerca de um ano em Agadir, Marrocos, o vólei de praia encheu de orgulho o povo moçambicano trazendo três medalhas, uma de prata e duas de bronze, referentes às conquistas do segundo e terceiro classificados em masculinos e um terceiro em femininos no Campeonato Africano.
Das terras do Magrebe, os voleibolistas guardam, por isso, boas memórias. Ora, amanhã, terça-feira, a Selecção Nacional, composta por seis duplas, três em masculinos e igual número em femininos, segue viagem para os palcos magrebinos, desta vez para Hammlet, Tunísia, onde vai participar na II edição dos Jogos Africanos de Praia para disputar o torneio da modalidade quatro por quatro. Serão quatro voleibolistas de cada lado.
As responsabilidades para Moçambique em masculinos são acrescidas, visto que é o actual detentor do título, arrebatado na cidade da Praia, Cabo Verde, em 2019. Ainadino Martinho, Jorge Monjane, José Mondlane, Osvaldo Mungoi, Aldevino Nuvunga e Alírio Manjate. Em femininos, a equipa será formada por Ana Paula Sinaportar, Vanessa Muianga, Ângela Tembe, Natália Intengo, Assiat Ibraimo e Joana Simone, sendo que as meninas vão procurar melhorar o quarto lugar.
Tunísia, Marrocos, Nigéria, Gâmbia, Togo, Bostwana e Serra Leoa serão os adversários em masculinos, enquanto em femininos são Tunísia, Marrocos, Maurícias, Nigéria, Zâmbia, Congo e Sudão.