Chama-se Pedro Agostinho Pelembe. Nasceu a 15 de Setembro de 1960. É o terceiro duma família de seis irmãos, sendo os restantes Lúcia (falecida), Alberto, Ana, Agostinho e Leonel. Curiosamente, todos os quatro homens da família foram desportistas, mas as maiores estrelas foram o nosso entrevistado e Alberto Pelembe, seu irmão mais velho e ex-campeão de futebol pelo Ferroviário de Maputo, em 1982, ora radicado na África do Sul há mais de 40 anos.

A carreira basquetebolística de Pedro Pelembe foi, sem dúvidas, marcada pelo seu recrutamento para o Serviço Militar Obrigatório (SMO), que deitou a perder uma carreira promissora que já dava frutos no Maxaquene, mesmo considerando que fazer a tropa é um dever patriótico de qualquer jovem.
FALHA NO ALVO
Tudo precipita-se num belo fim de tarde de 1984. Pelembe treinou normalmente no Maxaquene e no fim pegou em si e foi para casa. A cidade já tinha ficado para trás e ele achava-se a serpentear pelas veredas do Chamanculo, sedento de chegar à casa e trocar dois dedos de conversa antes do merecido descanso.