A fase de qualificação à Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) pela Zona Sul foi alterada de Inhambane para a cidade de Maputo devido a problemas financeiros.
A informação foi avançada pela LMB, através de um comunicado enviado ao “desafio”, onde refere que pesa “o facto dos custos envolvidos na organização da Fase de Qualificação Sul serem incomportáveis com as projecções iniciais, e daí não se obterem nenhuns ganhos adicionais do ponto de vista organizacional, mantendo-se os ganhos desportivos realizando-se a mesma Fase de Qualificação na Cidade de Maputo”.
A presente edição da Liga Mozal terá duração de cerca de seis meses (24 de Julho a 14 de Dezembro), com a participação de 18 equipas (seis por zona). Em cada região serão apuradas quatro equipas que irão medir forças entre si na fase de apuramento.
No entanto, serão divididas em duas séries por meio de um sorteio e, em cada série quatro equipas passam para fase regular, disputada num sistema de todos contra todos.
As meias-finais serão disputadas pelos dois primeiros classificados de casa série, no sistema de “play-off”, a melhor de três jogos, sendo que o primeiro da Série “A” vai cruzar-se com o segundo da série “B” e vice-versa. A final, por seu turno, será disputada no sistema de “play-off” a melhor de cinco.
Refira-se que as equipas classificadas nos primeiros cinco lugares da Liga, na edição anterior, têm acesso directo à prova.