Jornal Desafio
DESTAQUE » CAMILO ANTÃO OMNIPRESENTE NAS “TEIAS” DO VOLEIBOL
ROSTOS & RASTOS

CAMILO ANTÃO OMNIPRESENTE NAS “TEIAS” DO VOLEIBOL

A história de vida do Prof. Dr. Camilo Antão confunde-se com a história do voleibol moçambicano. Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física na especialidade de Voleibol pela Universidade de Leipzig, Alemanha, e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal, Antão é um verdadeiro embondeiro da modalidade.

Em finais da década 70, na companhia de Joel Libombo, Manuela Soeiro e Cândido Coelho, foi destacado para Xipera, província de Tete, com a finalidade de formarem jovens activistas que lidariam com várias modalidades desportivas. Terá sido aí que Antão descobriu o enorme vazio de praticantes da modalidade e cresceu em si a necessidade de impulsionar, dar vida própria e massificar o vólei, o que conseguiu com sucesso.

Como atleta praticou hóquei, atletismo, remo, karaté, xadrez, futebol, pára-quedismo, entre outras modalidades. O seu nome está “linkado” à génese da Federação Moçambicana de Voleibol (FMV), tendo sido o primeiro secretário-geral em 1982, antes de se tornar presidente por mais de 20 anos, entre 1992 e 2013. Nesse entrementes seguiu à risca o princípio do americano William George Morgan, fundador da modalidade: DDR (Disciplina, Disponibilidade e Rendimento).

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..