Se cá pelo país os futebolistas vivem um período de intervalo de época, com o cair do pano da primeira volta do Moçambola, lá por fora, a centenas e milhares de quilómetros do território nacional, com destaque maior para o futebol português, há um leque de internacionais que vai dando os primeiros passos com vista à época 2023-2024.
Geny Catamo, de regresso ao Sporting, Bruno Langa, a cumprir a terceira época no Desportivo de Chaves, ambas equipas da I Liga Portuguesa, Zainadine Jr., do Marítimo, recém-despromovido à II Liga, e Witi, do Nacional também da II Liga, numa altura em que alguns compatriotas, que “desfilaram” o seu bom futebol pela diáspora, viram não serem renovados os respectivos contratos e estão sem clube, casos de Dominguez, Mexer, Kambala, Malembana e Kamo-Kamo. De notar que em Portugal o mercado de transferências fecha a 22 de Setembro, enquanto na Espanha, França, Alemanha e África do Sul, potenciais destinos, encerram bem antes, a 1 de Setembro.
Mas no meio destas incertezas, importa trazer à berlinda, em primeiro lugar, os atletas que já preparam a nova época e dos quais se espera venham a fazer a sua época de afirmação.