O extremo Ermelindo Novela e o base Baggio Chimondzo são dúvidas na Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina para o jogo desta tarde, às 16h30min, diante do Ruanda, no play-off de acesso aos quartos-de-final da II Edição do AfroCAN, que decorre em Angola até o próximo sábado.
Os dois jogadores contraírem entorses em momentos diferentes antes e durante o jogo da passada segunda-feira, contra a República Democrática do Congo, referente à terceira jornada do Grupo “D”, em que o “cinco” nacional perdeu por 77-58.
“Temos dois jogadores condicionados para o jogo com o Ruanda. O Ermelindo “Mindo” Novela teve uma entorse durante o nosso último jogo. O Baggio Chimondzo também teve uma entorse, mas foi durante o aquecimento para o mesmo jogo com a RD Congo”, disse o médico da Selecção Nacional, Dr. Ernesto Simbine.
Para o médico, o caso mais preocupante é de Mindo, cuja possibilidade de utilização esta tarde parece remota.
“Temos um pouco mais de dúvidas em relação ao Mindo, porque foi um caso ligeiramente mais grave do que o de Baggio Chimondzo. Não obstante, estamos a fazer um trabalho intenso e acreditamos que até o final da manhã desta quarta-feira podemos dizer se podem ou não participar no jogo com o Ruanda”, prometeu.
Refira-se que, contra a RD Congo e apesar de condicionados, Baggio Chimondzo foi utilizado por 22:12 minutos e foi, inclusive, o melhor marcador da equipa, com 11 pontos. Por sua vez, Mindo esteve na quadra por 17:30 minutos e marcou oito pontos, sendo o terceiro melhor marcador da equipa, atrás de Baggio Chimondzo e Egídio Zandamela, autor de nove pontos.
Recorde-se que o vencedor do jogo Moçambique – Ruanda enfrenta, amanhã, Angola, nos quartos-de-finais.
Entretanto, nos outros três jogos de acesso aos “quartos”, Marrocos bate-se com Camarões, Nigéria enfrenta Gabão e a Costa do Marfim terá pela frente o Mali.