A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina efectua amanhã a sua última sessão de treinos em território nacional, antes de partir na próxima quinta-feira, para Kigali, capital do Ruanda, local onde vai acolher de 28 de Julho a 6 de Agosto, a 25.ª edição do Afrobasket, prova que apura os três primeiros classificados para o Torneio Pré-Olímpico de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A equipa chega a Kigali com uma semana de antecedência do arranque da competição, para além de treinar no palco do evento, disputar um mínimo de três jogos de controlo com dois adversários.
No próximo domingo, a equipa de Carlos Aik testa-se com a anfitriã Ruanda antes de, nos dois dias seguintes, medir forças com a 11 vezes campeã africana, Senegal.
No Afrobasket-2023, Moçambique foi incluído no Grupo “B”, ao lado dos Camarões e Guiné-Conacri. A estreia do combinado nacional será contra os Camarões, no dia 29 de Julho, seguido pelo confronto com Guiné-Conacri, no dia seguinte (30). Os outros grupos são compostos pela anfitriã Ruanda, Angola e Costa do Marfim no Grupo “A”. Mali, Senegal e Uganda no Grupo “C”, e Egito, RD Congo e Nigéria, actual campeão, no Grupo “D.