A internacional moçambicana Anabela Cossa é a grande ausência da lista dos convocados pelo Seleccionador Nacional, Carlos Aik, para disputar a 25.ª edição do Afrobasket, que vai decorrer entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto, em Kigali, capital do Ruanda.
Segundo o timoneiro do combinado nacional, a ausência da base do Ferroviário de Maputo, que recentemente esteve ao serviço do 1.º de Agosto, deve-se ao modelo de jogo que a Selecção Nacional pretende implementar nesta competição.
“O critério de convocação das atletas não é a posição em que elas ficam, nem a equipa que elas jogam. É aquilo que é o modelo de jogo que nós temos desenhado e escolhemos às pessoas que melhor achamos que vão se encaixar nesse formato”, disse Aik.
Entretanto, para esta empreitada, Carlos Aik, optou por levar à capital ruandesa 14 atletas, das quais só 12 serão inscritas.
Eis a lista dos convocadas:
Onélia Mutombene, Delma Zitha, Ingvild Mucauro, Eliotéria Lhavanguane, Shelsea Rafael, Nilsa Chiziane, Carla Covane, Chanaya Pinto, Dulce Mabjaia, Odélia Mafanela, Stefânia Chiziane, Leia Dongue, Sílvia Veloso e Tamara Seda.
Em Kigali, Moçambique efectuará três jogos de controlo diante do colosso Senegal e o Ruanda.
O primeiro será no próximo domingo, frente às anfitriãs da prova, antes de medir forças nos dois dias seguidos, com 11 vezes campeã africana, Senegal.
Nesta competição, Moçambique está inserido no Grupo “B”, juntamente com Camarões e Guiné-Conacri.
A estreia do combinado nacional será contra os Camarões, no dia 28 de Julho, seguido pelo confronto com Guiné-Conacri, no dia seguinte (30).
De referir que os três primeiros classificados do Afrobasket terão acesso ao Torneio Pré-Olímpico de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
DESTAQUE » ANABELA COSSA GRANDE AUSENTE DO AFROBASKET
Artigo anterior
Artigo a seguir
Artigos relacionados:
Carregando....