A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina deixa esta tarde a capital do país rumo a Kigali, onde de amanhã até ao próximo dia 27 corrente cumprirá um estágio pré-competitivo, antes de participar, na capital ruandesa, do Afrobasket-2023. A prova disputa-se, de 28 de Julho a 6 de Agosto.
A delegação moçambicana parte por volta das 15h e observará uma escala em Adis Abeba (Etiópia).
Para esta missão, o Seleccionador Nacional, Carlos Aik, decidiu levar 14 atletas, sendo quatro que actuam no estrangeiro e 10 que militam internamente. Nas terras de Paul Kagame, a equipa nacional efectuará três jogos de controlo, diante do Ruanda e Senegal. Será durante este processo que Aik elegerá as 12 jogadoras que serão inscritas na competição.
No sábado, no segundo dia do estágio, o “cinco” de Carlos Aik fará um jogo com a equipa da casa, Ruanda, para, depois, nos dois dias seguintes, medir forças com o Senegal.
Refira-se que, integrado no Grupo “B”, Moçambique faz a estreia às 21:00 horas de sexta-feira da próxima semana, 28 de Julho, diante dos Camarões. No dia seguinte encerra a fase de grupos enfrentando a Guiné-Conacri, às 15:00 horas.
Eis a lista dos convocadas:
Onélia Mutombene, Delma Zitha, Ingvild Mucauro, Eliotéria Lhavanguane, Shelsea Rafael, Nilsa Chiziane, Carla Covane, Chanaya Pinto, Dulce Mabjaia, Odélia Mafanela, Stefânia Chiziane, Leia Dongue, Sílvia Veloso e Tamara Seda.