A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina já se encontra em Kigali, capital do Ruanda, onde de hoje até ao próximo dia 27 deste mês entra num estágio pré-competitivo, com vista a participar do Afrobasket-2023.
A competição que vai apurar os três primeiros classificados ao Torneio Pré-Olímpico de apuramento aos Jogos Olímpicos, será disputada entre os dias 28 de Julho e 6 de Agosto.
A delegação moçambicana deixou a capital do país na tarde de ontem e desembarcou em Kigali na madrugada de hoje, após fazer escala em Adis Abeba (Etiópia).
Para esta missão, o Seleccionador Nacional, Carlos Aik, decidiu levar 14 atletas, sendo quatro que actuam no estrangeiro e 10 que militam internamente. Nas terras de Paul Kagame, a equipa nacional efectuará três jogos de controlo, diante do Ruanda e Senegal. Será durante este processo que Aik elegerá as 12 jogadoras que serão inscritas na competição.
Amanhã, o “cinco” de Carlos Aik fará um jogo com a equipa da casa, Ruanda, para, depois, nos dois dias seguintes, medir forças com o Senegal.
Integrado no Grupo “B”, Moçambique faz a estreia às 21:00 horas de sexta-feira da próxima semana, 28 de Julho, diante dos Camarões. No dia seguinte encerra a fase de grupos enfrentando a Guiné-Conacri, às 15:00 horas.