Após perder diante do Costa do Sol, na quarta jornada, o Maxaquene derrotou o Ferroviário de Maputo, no sábado por 50-40, no duelo que encerrou a quinta jornada da Fase de Qualificação da Zona Sul à Liga Moçambicana de Basquetebol, denominada Liga Mozal.
As duas formações entraram “apáticas” para o jogo, no entanto os “anfitriões” despertaram mais cedo e marcaram 7-0 e comandaram mais que a metade do primeiro quarto, tendo permitido alguma recuperação por parte dos visitantes (13-11).
O segundo quarto foi menos produtivo, no que toca à pontuação (8-6), até ao intervalo apenas três pontos separavam os dois conjuntos (17-21).
Na segunda parte, o Ferroviário tentou recuperar o ritmo, mas a turma “tricolor”, em pouco tempo converteu cinco pontos por intermédio de Ronaldo Geneto (triplo) e Turdivales Nhantumbo (dois). No quarto, o Maxaquene continuava invicto e levou a melhor, vencendo o duelo por 40-50.
Em 31 minutos e 58 minutos de jogo, o base da turma “locomotiva” Baggio Chimonzo contribuiu com quatro ressaltos e 10 pontos, seguido pelo extremo Hermelindo Novela (27:55), com 9 ressaltos e 8 pontos, no entanto foram insuficientes para evitar o desaire diante do Maxaquene com o capitão, Ronaldo Geneto (27:06), a fazer um duplo-duplo (10 ressaltos e 16 pontos), secundado por Malik Kamal (24:23) com 12 pontos.