Os pugilistas moçambicanos Alcinda Panguane (66-70) e Tiago Muxanga qualificaram-se esta tarde para a final do “Africano” de Boxe que decorre na capital camaronesa, Yaoundé, após derrotar Mbabi Brigitte, da RD Congo e o camaronês Ayissi Mengue, respectivamente.
Com esta vitória, Alcinda Panguane está bem encaminhada para revalidar o título de campeã africana. Já Tiago Muxanga não teve dificuldades para vencer o actual campeão africano da categoria e coloca-se como um dos favoritos a sagra-se vencedor da competição.
Com estes triunfos, Moçambique já garantiu no mínimo três medalhas de prata, depois de ontem Bernardo Marrime arrancar a proeza diante do anfitrião Alime Messi Júnior.
Entretanto, para além dos triunfos, dois pugilistas nacionais saíram derrotados na corrida à final.
Isabel Mulungo, dos 60-63kg, perdeu nas meias-finais diante da camaronesa Mbala Jeanine e ficou com a medalha de bronze.
Solomone Júlio, da categoria dos 80-86kg, perdeu com o marroquino Mohamed Assaghir. Solomone perde assim a possibilidade de revalidar o título obtido no ano passado em Maputo, mas volta com medalha de bronze, que corresponde a um prémio de cinco mil dólares.