Os pugilistas moçambicanos Tiago Muxanga, Armando Sigaúque e Solomone Júlio (masculinos), e o trio feminino composto por Isabel Mulungo, Rady Gramane e Alcinda Panguana procuram hoje chegar à final do final do Campeonato Africano de Boxe que decorre na capital camaronesa, Yaoundé.
Nos combates da tarde, Isabel Mulungo, dos 60-63kg, defronta a camaronesa Mbala Jeanine. Alcinda Paguane (66-70kg) combate com Mbabi Brigitte, da RD do Congo. Tiago Muchanga (67-71kg) bate-se com o camaronês Ayissi Mengue e Solomone Júlio (80-86) mede forças com o marroquino Mohamed Assaghir.
Já na secção da noite, Rady Gramane (70-75kg) e Armando Sigaúque (54-57kg) enfrentam a camaronesa Balemaken Lenou e o marroquino Soulaimane Samghouli, respectivamente.
Moçambique está no Camarões para defender o título conquistado no ano passado em Maputo, mas para o efeito, terá de escalar montanha russa.
Argélia, Marrocos, Egipto e os Camarões apresentam-se como outros grandes candidatos nesta competição que conta com a participação de pugilistas de 27 países.
A Confederação Africana de Boxe subiu a premiação, com a medalha de ouro a ser agraciada com um valor monetário de 20 mil dólares, contra 10 mil da última edição. A medalha de prata sai com 15 mil dólares (contra os anteriores cinco mil) e o terceiro com cinco mil, contra os 2500 do ano passado.