salvador.nhantumbo@snoticias.co.mz
O Clube Desportivo Estrela Vermelha de Maputo sagrou-se vencedor do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo, prova que teve seu epílogo na sexta-feira.
Os “alaranjados” dominaram a prova do princípio até ao fim e já eram campeões a uma jornada do seu término, confirmando a determinação na luta pelo regresso ao Moçambola, que iniciará este sábado ou no dia 8 de Outubro com a disputa da poule nas três regiões do país.
Em entrevista à nossa Reportagem, o treinador do Estrela Vermelha, Chaquir Bemat, disse que o foco é o Moçambola, desejo também manifestado pelo presidente do clube, Luís Manhique.
Aliás, o Estrela esteve na “poule” de 2022, mas não passou da primeira fase (fase de grupos). Chaquir pegou a equipa na sétima jornada e conseguiu puxá-la até à terceira posição e, no fim, beneficiando do facto de a Black Bulls “B”, que foi segundo posicionado, não poder participar numa prova de acesso ao Moçambola onde já está a equipa principal.
“Quando peguei a equipa, no ano passado, o Estrela Vermelha estava em 12.º lugar com a diferença de 12 pontos com o primeiro classificado. Mas conseguimos estar a dois pontos do líder (Matchedje) e a um do segundo (Black Bulls “B”). Fomos à poule, mas não tivemos o sucesso que queríamos. E nisso fomos vendo o que nos faltava para termos uma equipa competitiva que pudesse nos trazer melhor qualidade. Faltava-nos alguma qualidade e maturidade nalguns jogadores e era aceitável até ao momento que cheguei, porque o Estrela tinha um projecto que consistia em pegar miúdos que vinham de juniores depois de dois anos sem competição por causa da Covid-19”, contou.