A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” seguiu na manhã de hoje para Portugal, onde vai cumprir um estágio competitivo tendo em vista os próximos compromissos oficiais, com destaque para as partidas de qualificação ao Campeonato do Mundo 2026 e Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023, agendado para os meses de Janeiro e Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.
Sete atletas não viajaram devido a atrasos na emissão de vistos. Assim, dos convocados permanecem em Maputo os jogadores Shaquille (Ferroviário de Maputo), Edmilson Dove (Kaizer Chiefs), Ernani, Dominguez, Dário e Dayo (União Desportiva do Songo) e Ivan ((Black Bulls). Este grupo deverá viajar próxima quarta-feira. O defesa David Malembana, do Noah FC, da Arménia, ficou de fora devido a lesão.
O atraso na emissão de vistos deveu-se essencialmente às recentes viagens a Angola dos atletas da União Desportiva do Songo e Ferroviário de Maputo, que, obviamente, tiverem de portar os respectivos passaportes, situação agravada pelo facto de os dias 4 e 5 de Outubro terem sido feriados nacionais em Moçambique e Portugal, respectivamente.
A 4 de Outubro celebrou-se o Dia da Paz e Reconciliação Nacional em Moçambique e 5 foi Dia da Proclamação da República em Portugal.
Em Portugal, os “Mambas” vão realizar jogos de carácter particular na próxima sexta-feira e domingo contra Angola e Nigéria, respectivamente.