Por: Alberto Tsenane
Foi aos pés do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, no sábado, que teve o pontapé de saída a festa de futebol recreativo do Bairro T-3, denominado “Titanic”. Quando o relógio marcava 12.00 horas, com temperaturas que atingiam os 37 de graus, os residentes do Bairro da T-3 e arredores moviam-se numa única direcção: Arena da T-3 para acompanhar de perto as incidências de futebol que arrasta multidões.
O calor que se fazia sentir não impediu que houvesse enchente no campo. Não era para menos, todos queriam ver a sua equipa de perto. De forma minuciosa, a Arena da T-3 ficou pequena para registar o arranque da 29.ª edição do Torneio “Titanic”, oito meses depois. O ambiente que se registou no recinto da prova foi de arrepiar. Muita adrenalina, música, dança, ao som dos batuques, caracterizam a festa rija que marcaria o dia memorável de futebol daquele bairro.
Uma atmosfera festiva, onde a cultura e o desporto coabitam, gerando uma cadeia de valores que tem impactado na vida dos residentes daquela zona. O momento é visto como uma luz de esperança e uma oportunidade para todos ganharem. Bandeiras, gastronomia e vários tipos de assados fazem parte desta grande festa de futebol, com centenas de barracas e dependuradas nos incansáveis braços de comerciantes informais que tomaram de assalto as ruas e o redor do campo.