Com exibições de tirar o fôlego, o futebolista internacional moçambicano Geny Catamo tem vindo a ser um dos sete jogadores que o técnico Rúben Amorim recorre na presente temporada.
O extremo moçambicano, de 22 anos, participou em todos os 10 jogos realizados pela equipa “leonina”, tendo actuado por duas vezes à titular e a substituir nos outros duelos, tal como aconteceu no último domingo.
Geny foi chamado pelo timoneiro dos verde-e-brancos, diante do Arouca, aos 59 minutos e conseguiu galvanizar o ataque do Sporting, numa altura em que as duas formações empatavam por uma bola, com os tentos de Gyökeres (31’) e Mujica (52).
A entrada de Catamo permitiu que a equipa de Alvalade voltasse a estar à frente do marcador com o golo de Morita (68’).
Na referida partida, Geny esteve próximo de chegar ao seu primeiro golo oficial da época. À passagem do 85.º minuto, o n.° 21 dos “leões” flectiu da direita para esquerda, tirando dois adversário do caminho e, de seguida, rematou cruzado, obrigando o guarda-redes do Arouca a fazer a defesa da noite.
É evidente que Geny está bem encaminhado para fazer a melhor temporada da sua carreira. No ano passado, com o Marítimo do compatriota Zainadine Jr., jogou 11 partidas como sénior. No entanto, estamos apenas em Outubro, e Geny já participou de 10 jogos pela equipa de Amorim, igualando seu desempenho no Vitória SC durante a temporada 2021/22, facto que mostra claramente o seu crescimento e sucesso nesta época.
Além do talentoso moçambicano, Ousmane Diomande, Coates, Pedro Gonçalves, António Adán, Morita e Gonçalo Inácio, são os jogadores mais utilizados por Rúben Amorim em todos os jogos.