Nem a pujança física dos forasteiros foi capaz de contrariar a determinação dos caseiros, que desde o início deram sinais de domínio com pressão alta sobre o último reduto dos visitantes.
Como consequência dessa pressão, o Homoíne FC teve imensas dificuldades para sair a jogar e foi várias vezes desarmado. Foi numa dessas ocasiões que o artilheiro da Liga Desportiva de Maputo Brenda atirou depois de uma roubalheira para a defesa incompleta do guarda-redes Zito e posterior alívio da defensiva quando se jogava o minuto quatro.
Mas o primeiro golo da Liga foi corolário de uma jogada individual. Eduardo, que compunha o trio de ataque com Brenda e Samo, penetrou a área pela esquerda, tirando alguns contrários antes de atirar para mais uma defesa incompleta de Zito e posterior recarga a contar, aos 14 minutos.
A estratégia da Liga serviu já que o Homoíne não conseguia pensar no seu jogo. Aliás, quis jogar abertamente ao ataque à semelhança do adversário. Mas não conseguira responder à intensidade do futebol praticado pela Liga, baseado na construção, progressão e exploração dos flancos, alternando à medida do possível com penetrações à área a partir do corredor central.