O Simba SC da Tanzânia, emblema onde milita o internacional moçambicano, Luís Miquissone, enfrenta hoje, a partir das 17.00 horas a ex-equipa, o Al Alhy do Egipto, no desafio que marca o início da Liga Africana de Futebol, uma nova competição organizada pela CAF e apoiada pela FIFA.
O jogo corresponde à primeira “mão” dos quartos-de-final, com o Simba a receber o Al Alhy em Dar-es-Salaam, e depois viajará para o Cairo na próxima terça-feira, 24 de Outubro, para a segunda parte do confronto.
Ao todo serão oito equipas a darem forma a prova, nomeadamente: Simba SC (Tanzânia), Al Alhy (Egipto), Petro de Luanda (Angola), TP Mazembe (RD Congo), Esperance de Tunis (Tunísia), Wydad Casablanca (Marrocos), Horoya (Guiné-Conacri), Enyimba (Nigéria) e Mamelodi Sundowns (África do Sul),
A competição conta com um investimento total em prémios de 100 milhões de euros (6.8 mil milhões de meticais) dos quais 11.5 milhões de euros (cerca de 790 milhões de meticais) serão destinados ao campeão.
Em curso estará uma liga milionária, uma espécie de Liga dos Campeões Europeus, que juntará alguns dos clubes mais poderosos financeiramente em África.
A final será disputada em duas “mãos”, a primeira a 5 de Novembro e a segunda a 12 do mesmo mês.