A festa não para! O ambiente vai melhorando a cada jornada. Difícil não ficar apaixonado e maravilhado pelo futebol dos bairros. Não importa a hora nem a temperatura, sempre há público para contemplar as maravilhas do futebol recreativo. A ninguém passa despercebida a euforia que se vive no Bairro T-3 e Bagamoyo, respectivamente na Matola e cidade de Maputo. Sábado e domingo todos caminhos vão dar aos campos pelados da T-3 Arena e do Bagamoyo.
A maior parte dos jogadores que participam dos torneios são amigos, vizinhos e outros irmãos. Entretanto, nas quatro linhas a história é outra. Todos querem vencer e proporcionar o melhor futebol aos seus apoiantes que incansavelmente marcam presença nos campos para puxarem pelas suas equipas. As regras do jogo são as mesmas do futebol profissional. Mas a cena vira de loucos quando se marca um golo. Todos adeptos invadem o campo para celebrar o momento com os jogadores.
Sábado, na T-3 Arena, quando o relógio marcava 13.30 horas, Munganos e Relâmpago abriam a terceira jornada do “Titanic”. Munganos, com crise de resultados, entrou para partida à procura dos primeiros pontos na prova depois das derrotas sofridas na primeira e segunda jornadas. Mas o Relâmpago, que tem sido uma das melhores equipas, não facilitou a vida da equipa de Khobe.
O inevitável Njusta marcou dois golos para a equipa do Relâmpago, resultado que afundava o Munganos. Na segunda parte, Munganos entrou com outra atitude e conseguiu arrancar um empate com golos de Paulo e Bachito. O Relâmpago continua na linha da frente da Série “B”, com cinco pontos, enquanto Munganos é lanterna vermelha, com um ponto, apenas.
O segundo jogo do dia juntou as formações que nutrem uma rivalidade que perdura há vários anos (Vancouver-Unidade “D”). Nenhuma das equipas queria sofrer, por isso houve mais cautela nos jogadores mais recuados, facto que registou nulo no marcador ao fim dos 90 minutos. Ontem, às 07.45 horas, o Elite Sport abriu o dia diante do Estrutura, do bairro Ndlavela.
O Elite, única equipa da cidade de Maputo, não aguentou a pressão exercida nas quatro linhas pelo Estrutura, que acabou vencendo a partida por uma goleada de três bolas sem resposta ( 3-0). Na segunda partida do dia, Mukhatine conquistou a primeira vitória na prova ao vencer Manduca por 1-0. No penúltimo jogo, o GV United goleou Trevo por 3-0 e na partida que encerrou a ronda o Tingaway igualou-se com Pequenos a uma bola.
No FutBaga disputou-se a terceira ronda da prova. No sábado, a primeira partida da ronda juntou as formações de Xigodwene e Célula “A”. A Célula “A”, uma vez mais, mostrou que é uma equipa forte e candidato ao título, somando a segunda vitória consecutiva após bater Xigodwene por 3-1 e mantendo a liderança do Grupo “A”, com seis pontos. Já o Xigodwene é terceiro classificado, com três. Noutra partida do grupo, o Vedetas venceu o Célula “E” por 1-0, enquanto o Vuvuzela derrotou a Liga do Bem por 3-1. Ontem, o Mincadjuíne venceu Dream Team por 1-0, CV empatou com Enafrio por 2-2, e o Aleluia perdeu com Célula “F” por 0-2.