Numa noite quente de sexta-feira, centenas de adeptos e simpatizantes do basquetebol, acorreram ao pavilhão do Desportivo para assistir ao “derby” entre o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol, onde os “locomotivas” venceram por 56-61, em duelo que antecede a 17.ª jornada do Campeonato da Cidade, em seniores masculinos.
No jogo que foi antecipado para permitir que os “locomotivas” da capital participem da última fase de apuramento para a 14.ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol, designada Mozal, que vai arrancar esta quarta-feira e decorre até ao dia 29 do corrente mês, na cidade da Beira, o primeiro quarto começou com o Costa do Sol a mostrar seu poderio, marcando 17 pontos contra os 14 do Ferroviário de Maputo. A defesa agressiva e os tiros precisos mantiveram a equipa à frente do marcador.
Entretanto, a turma de Horácio Martins não estava disposta a desistir facilmente. O segundo quarto viu uma recuperação espectacular, com as duas formações a apontarem 16 pontos, mantendo o jogo equilibrado, mas com os “canarinhos” a irem ao intervalo com uma vantagem de três pontos (33-30).
O terceiro quarto foi o ponto de virada que definiu o jogo. O Ferroviário de Maputo lançou um ataque feroz, superando o Costa do Sol com uma margem de 10-19 pontos, colocando-se pela primeira vez em vantagem no encontro com o parcial de 43-49.
O último quarto trouxe alguma esperança para o Costa do Sol, que conseguiu vencer por 13-12, sendo insuficiente para anular a vantagem de cinco pontos que o Ferroviário de Maputo vinha conservando desde o fim do terceiro quarto e conseguiu sair vitorioso com uma pontuação final de 56-61.
Com este resultado, o Ferroviário de Maputo lidera a tabela classificativa com 31 pontos, em 16 jogos disputados, enquanto que o Costa do Sol, com menos dois jogos (14), mantém-se na segunda posição com 26 pontos.