O Costa do Sol seleccionou três atletas da turma “locomotiva” para reforçar o seu plantel na fase de qualificação para o “African Women Basketball League” que vai decorrer de 6 a 12 de Novembro, em Luanda, Angola.
Trata-se da extremo-poste Odélia Mafanela, a base Sílvia Veloso e a extremo Stefânia Chiziane. A ida como reforços do Costa do Sol surge pelo facto de o Ferroviário, vice-campeão nacional, ter desistido da participação nesta competição que apura à fase final do “African Women Basketball League”, cuja fase final se realiza de 8 a 17 de Dezembro, no Cairo, Egipto.
Mafanela, Veloso e Chiziane vão juntar-se a outras internacionais moçambicanas que recentemente estiveram no Afrobasket-2023 que decorreu em Kigali, no Ruanda, destacando-se Ingvild Mucauro, Nilza Chiziane, Shelsea Rafael, entre outras que habitualmente fazem parte dos trabalhos do combinado nacional tal é o caso de Eleutéria Lhavanguana e Carla Covane.
Assim sendo, Moçambique estará presente nesta competição com apenas uma equipa, neste caso o Campeão Nacional em título, que vai disputar as duas vagas que darão acesso à fase final frente ao Interclube de Luanda e Primeiro de Agosto, ambas equipas de Angola que são as únicas que até aqui confirmaram a sua presença na prova, na condição de anfitriãs.