O Ferroviário da Beira juntou-se aos favoritos Costa do Sol e Ferroviário de Maputo no grupo de equipas que garantiram o apuramento para as meias-finais da terceira edição do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Feminino, conhecido como Liga Sasol, após duas das três jornadas da fase de grupos.
No jogo da segunda jornada do Grupo A, as “locomotivas”’ da Beira venceram o Clube Municipal da Beira no derby de Chiveve, com um placar de 50-38, somando assim quatro pontos em dois jogos. Esse resultado assegurou a vaga nas meias-finais e a permanência na competição pelo segundo ano consecutivo.
Independentemente do resultado no jogo contra o Costa do Sol, a New Vision de Pemba e o Clube Municipal da Beira podem, no máximo, somar quatro pontos se vencerem o duelo entre eles. Enquanto isso, mesmo perdendo para as “canarinhas”, o Ferroviário da Beira acumulará cinco pontos, garantindo o segundo lugar no Grupo A e a vaga nas “meias”, atrás das “canarinhas”, bicampeãs nacionais e uma das favoritas, juntamente com o Ferroviário de Maputo, a conquistar o torneio.
Pelo Grupo B, foi com segurança que a equipa de Nasir Salé selou a qualificação às meias-finais, depois de vencer A Politécnica de Maputo por 38 pontos de diferença (79-41). Esta noite joga com a Lázio, num cenário de total favoritismo para encerrar a primeira fase com seis pontos. A vaga de acompanhante está a ser disputada pela A Politécnica e Lázio, ambas com três pontos.