O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para o quadriénio 2023-2027 será eleito hoje, em Maputo.
O escrutínio terá início às 14:00 horas, na sede da FMF, durante a Assembleia-Geral do organismo.
Os candidatos que competem pelo cargo são Feizal Sidat, actual presidente, e Namoto Chipande. O processo de escrutínio será supervisionado por um colectivo de juízes designado pela Ordem de Advogados, atendendo ao pedido da direcção executiva da FMF. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Confederação Africana de Futebol (CAF) enviaram observadores para o evento.
Nos últimos dias, Namoto Chipande expressou a sua vontade de adiar as eleições, alegando a necessidade de mais tempo para se preparar. Namoto argumenta que a sua candidatura foi aceite há menos de uma semana, o que limitou a sua capacidade de fazer campanha junto às associações provinciais. Em contraste, Feizal Sidat divulgou o seu manifesto eleitoral em todas as províncias do país.
De acordo com o regulamento eleitoral aprovado na Assembleia-Geral de Agosto do ano passado, o direito de voto pertence a 11 associações provinciais de futebol. O voto será directo e secreto, conforme estabelecido na antiga Lei e Regulamento do Desporto. É importante mencionar que o novo Regulamento do Desporto introduz o voto indirecto, mas esse foi aprovado e publicado após a assembleia da FMF que chancelou o regulamento eleitoral para hoje.