A Comissão de Inspeção da Confederação Africana de Futebol (CAF) reprovou 20 estádios para sediar os jogos das eliminatórias do Campeonato Mundial de Futebol FIFA-2026 devido à falta de conformidade com as condições técnicas necessárias para este tipo de competição. Em consequência, os países envolvidos deverão realizar as partidas em locais externos.
Os estádios abrangidos são, segundo o Jornal de Angola, que cita o site Africa Top Sport, do Burkina Faso, Guiné, Gâmbia, Quénia, Níger, República Centro-Africana, Sudão, Serra Leoa, Etiópia, Botswana, Burundi, Eswatini, Guiné-Bissau, Lesotho, Libéria, Namíbia, Sudão do Sul, São Tomé, Uganda e Zimbabwe.
Para cumprir a orientação da CAF, muitas selecções abrangidas escolheram o Reino de Marrocos como destino privilegiado para realizar os jogos na condição de anfitrião. São os casos da Etiópia, Burkina Faso, Guiné, Níger, Chade, Somália e São Tomé e Príncipe. As 54 selecções africanas abrangidas nas eliminatórias começam a ontem a luta pela qualificação para o Campeonato Mundial de 2026.