António Paulo Sualé Trigo nasceu em Angoche, província de Nampula, a 3 de Setembro de 1972, da união entre Ernesto Sousa Trigo e Maria Isabel Sualé Trigo. É o segundo de sete irmãos, atrás de Lina e antes de Armindo, Sumalgy, Mariamo, Rosa e Sulinho.
“Venho duma família desfavorecida. Pobre! Como homem mais velho tive de ajudar os meus pais a sustentar a família. A vida mais ou menos boa que conquistei no futebol permitiu-me ajudar os meus irmãos. Apostaram mais nos estudos e foi a melhor coisa que eles fizeram”.
No meio daquela infância humilde, Paulito revela que “cresci sem televisão nem Internet. Vivia perto do campo do Namutequeliua e a única brincadeira era jogar futebol com os meus irmãos e amigos de infância, no campo anexo ao principal”, conta Paulito.
Ser estrela estava longe das suas cogitações, como ele próprio afirma: “nunca foi meu sonho de infância ser futebolista profissional, mas o tempo ajudou-me a perceber que o futebol seria um corta-mato para fintar as vicissitudes da vida e o caminho foi relativamente curto”.