A atleta moçambicana Deisy Nhaquile ascendeu ontem ao segundo lugar do Campeonato Africano de Vela e Canoagem, que qualifica aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Após terminar as primeiras duas regatas em terceiro lugar, a actual campeã africana exibiu uma notável evolução ao longo da competição. Na terceira regata, conquistou o quarto lugar, demonstrando resiliência diante das condições variáveis do mar. A sua ascensão foi ainda mais marcante nas regatas seguintes, onde alcançou o segundo lugar tanto na quarta quanto na quinta prova e terceiro na sexta regata, exibindo habilidades tácticas e de navegação admiráveis. Nhaquile demonstrou a razão de ser uma das atletas favoritas a conquistar uma das duas vagas para o maior evento desportivo do mundo.
No entanto, mesmo com o seu desempenho impressionante, a atleta ficou atrás da velejadora egípcia Khouloud Mansy, que conquistou resultados consistentes ao cabo de seis regatas, incluindo segundo, primeiro, quarto e primeiro lugares nas respectivas regatas.
Com a sua exibição, Deisy Nhaquile não apenas se destaca como uma competidora de alto nível, mastambém continua bem posicionada para assegurar a sua presença nas Olimpíadas de Paris-2024, que marcaria a sua segunda presença na prova, depois de estar presente em 2020, em Tóquio, Japão.