Nem as temidas ondas do mar vermelho, em Hurgarda, Egipto, conseguiram parar a velejadora moçambicana Deisy Nhaquile, que garantiu na última sexta-feira o apuramento aos Jogos Olímpicos-2024, após terminar como vice-campeã africana de Vela, na classe Laser, competição que foi vencida pela egípcia Khouloud Mansy.

Após a conquista, a experiente atleta, conhecida por acumular medalhas de ouro no continente ao longo de sua carreira, expressou sua alegria depois de ter garantido a sua segunda presença consecutiva no maior e mais prestigiado evento desportivo do mundo, após marcar presença na prova em 2020, em Tóquio, Japão.
“Alcançar a qualificação olímpica é uma confirmação do meu vigor e resiliência. Minha preparação foi minuciosa e a felicidade que sinto é indescritível. Isso não é apenas sobre mim, mas também sobre mostrar aos moçambicanos que, com mais investimentos, podemos alcançar grandes feitos”, expressou Deisy Nhaquile que disse que durante a competição, “houve momentos difíceis que me fizeram duvidar, sempre me lembrava-me das orientações da psicóloga e do meu treinador, que desempenharam um papel crucial no aspecto mental.”