Como tinha acontecido em 2021, Hélder Duarte foi campeão e não se manteve na época seguinte. Desta vez, o técnico responsável de conduzir o Ferroviário da Beira a voltar a festejar o título de campeão, que fugia desde 2016, decidiu mudar de ares, regressando a Black Bulls, onde foi feliz pela primeira vez em Moçambique.

É preciso lembrar que depois de ganhar o campeonato pelos “touros”, em 2021, Hélder Duarte recebeu o convite para integrar a equipa técnica do Famalicão, como adjunto, onde não ficou muito tempo, porque a dado momento os familicenses, insatisfeitos com os resultados, optaram por trocar toda a equipa técnica.
Antes de chegar a acordo com a Black Bulls, o Ferroviário da Beira tentou a continuidade do contrato, e nesse período, propalou-se também um interesse da União Desportiva do Songo, que já tinha optado por não prorrogar o contrato com o sérvio Srdjan Zivojnov, mas Hélder Duarte equacionou as vantagens e desvantagens e preferiu regressar à capital do país para estar num projecto que, em grande medida, tem a sua marca.