O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, anunciou ontem em conferência de imprensa que o internacional internacional moçambicano Geny Catamo, que actua pelo Sporting, estará ausente do jogo inaugural de Moçambique no Campeonato Africano das Nações CAN-2023 contra o Egipto, agendado para 14 de Janeiro em Abidjan, na Costa do Marfim.
Chiquinho Conde não detalhou os motivos, mas presume-se que estejam relacionados com acumulação de cartões amarelos, durante os jogos de qualificação ao CAN.
“Infelizmente, recebemos a informação da CAF de que não poderemos utilizar o Geny, notícia que recebemos com alguma tristeza, pois é um jogo crucial. No entanto, vamos nos concentrar e nos preparar gradualmente para a competição”, declarou Chiquinho Conde.
De acordo com o Conselho de Disciplina da CAF, o extremo moçambicano de 22 anos, recebeu o segundo cartão amarelo no jogo contra o Benin, em 9 de Setembro de 2023, no Estádio do Zimpeto, facto que o deixará suspenso na primeira jornada da prova.
“Por ter recebido duas advertências em dois jogos diferentes no âmbito desta competição (jogos #155, #36), o jogador nº. 20 Geny Cipriano Catamo está automaticamente suspenso para sua próxima partida”, informou a CAF.