Nascido no bairro do Jardim, Danilo Cumbe emergiu como uma figura-chave no percurso do Costa do Sol à procura do tão almejado título da Liga de Basquetebol sénior masculino.
O caçula do casal Celestino Cumbe/Regina Cumbe foi formado no Costa do Sol, tendo começado a destacar-se em 2019. A sua jornada incluiu uma final contra o Ferroviário de Maputo, em 2021, um marco que abriu portas para uma participação mais activa na equipa. No mesmo ano, mesmo com uma derrota nas meias-finais, Danilo notou uma mudança pessoal significativa em sua abordagem de jogo, passando do melhor marcador para um municiador da equipa.
Essa transformação gerou críticas da opinião pública. Todavia, provou ser estratégica. Danilo percebeu a necessidade de adaptar seu estilo de jogo para atender às demandas da equipa. A renovação de 2021 visava alcançar objectivos, que, entretanto, não foram atingidos nessa época, mas a preparação para 2023 estava em curso, com um planeamento meticuloso.
“Ficar em primeiro lugar na fase regular era nosso objectivo para ter um adversário mais acessível nas “meias”, apesar de ter sido uma equipa (Apolitécnica) que deu trabalho nalgumas vezes na fase da cidade e no torneio de abertura. Tivemos uma boa gestão da equipa”, disse Danilo.