Por: Leovigildo da Cruz
Desde tempos remotos, testemunhamos histórias de atletas que se destacaram em mais de uma modalidade desportiva, como é o caso do lendário basquetebolista, Michael Jordan, que também praticou basebol; o velocista jamaicano Usain Bolt, renomado no atletismo e futebol; Gilberto Mendes, envolvido no atletismo, natação e basquetebol; e Lurdes Mutola, campeã olímpica nos 800m e recordista em várias categorias, que também se dedicou ao futebol, liderando a selecção feminina, entre vários outros.
Hoje, Azénio Cossa, um prodígio moçambicano de 19 anos, segue essa tradição multifacetada. Iniciando sua jornada desportiva na natação e posteriormente migrando para o basquetebol, onde se destacou como o Jogador Revelação da Liga Mozal.
“Pratiquei natação no Clube Desportos dos Tubarões de Maputo e fui federado até os 14 anos. Viajei extensivamente com a equipa, participei em vários campeonatos e fui convocado para as seleções de base da equipa nacional de natação”, disse Azénio, antes de contar a sua trajetória no basquetebol.