A tecnologia do sistema VAR (Video Assistant Referee) ou (Árbitro Assistente de Vídeo) poderá ser implementada na próxima edição do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola-2024.
A informação foi tornada pública na manhã de hoje por Victor Miguel, durante a oficialização da sua candidatura à presidência da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) para o quadriénio 2024-2028.
“Estamos a trabalhar em articulação com os clubes e parceiros para introduzir modelos modernos para pautar pela verdade desportiva e justiça desportiva através do uso do árbitro assistente de vídeo (VAR), numa experiência-piloto com as devidas adaptações à nossa realidade”, avançou o gestor desportivo que explicou que “podemos não fazer se calhar em todos os campos, mas nesta primeira fase haverá campos que serão seleccionados pelas condições que oferecem, visto que já temos um parceiro para que o VAR em 2024 seja uma realidade. Não poderemos dizer que será logo na primeira jornada, mas avançamos que o trabalho está sendo feito e a verdade é uma: podem ter a certeza que este ano o futebol moçambicano, o Moçambola, vai ter VAR”.
Para além de Victor Miguel, Alberto Simango Jr. e Joaquim Todo Jr. (Quinito) são candidatos à sucessão a Ananias Couana.