Jornal Desafio
DESTAQUE » ÁFRICA E DROGBA COMEMORAM SOBRE A PONTE ADO!
CAN

ÁFRICA E DROGBA COMEMORAM SOBRE A PONTE ADO!

Almiro Santos, em Abidjan

Didier Drogba, o mais emblemático jogador da Costa do Marfim, não conseguia esconder a emoção. O que sempre sonhara, ainda como jogador, estava a concretizar-se diante dos seus olhos, marejados de lágrimas: a nação costa-marfinense reencontrava-se, ali mesmo sobre a ponte Ado, com vista privilegiada para o Stade Olimpique Alassane Outtara, onde decorreu a cerimónia de abertura e o país recebia os seus convidados. De África e de todos os continentes. Akwaba, ou seja, também, bem-vindos!

Decorria a segunda guerra civil na Costa do Marfim, nos anos 2010-2011, quando Didier Drogba, ainda jogador dos “Elefantes”, fez uma declaração emotiva no final de um jogo em que a sua selecção disputava uma eliminatória para o CAN, na Somália. O então jogador do Chelsea, ladeado pelos companheiros, ajoelhou-se numa concorrida conferência de imprensa e apelou a todos os beligerantes no seu país para que parassem com a guerra e olhassem para o sofrimento do povo.

Je vous en prie – “eu vos suplico”, disse, na altura, o jogador, ajoelhado e em lágrimas.

No sábado, o país e o povo que Didier Drogba chorava no seu apelo desesperado estava reunido e mostrava-se ao mundo, mas, mais do que isso, fazia o que de melhor sabe fazer, receber e exibir a sua infinita hospitalidade, numa mensagem concentrada na simpática mascote, o elefante Akwaba, figura incontornável na colorida cerimónia de abertura.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.