As formações do Ferroviário de Maputo, em masculinos, e Escola Secundária Vila Nova de Chimoio, em femininos, conquistaram, sábado, pela segunda vez consecutiva, o Campeonato Nacional de Basquetebol em juvenis, prova que decorreu durante seis dias na cidade de Chimoio, em Manica.
Pelas bandas “locomotivas” chegou-se a sonhar com duplo triunfo, visto que chegaram às finais em ambos os sexos, mas na feminina as miúdas de L. António não resistiram ao poderio da Escola Secundária Vila Nova de Chimoio, que venceu o encontro por 50-37. Com a final feminina perdida, coube aos masculinos, treinados pelo já experiente João Mulungo, vingarem a derrota e vencer (55-30), sem mácula, a União Desportiva de Napipine.
Tal como em Xai-Xai, em Gaza, há um ano, as duas formações conquistaram a prova de forma invicta. Aliás, ainda que os adversários da final tenham tentado esboçar alguma reacção, o facto é que não passou de simples intenção, visto que quando o Ferroviário e a Vila Nova puxaram dos seus galões, de forma categórica, levaram de vencida os adversários das finais que pecaram por não terem sido espectaculares. Aliás, em masculinos ficou-se a lamentar a final antecipada jogada nas meias-finais entre o Ferroviário-Costa do Sol, com triunfo para o campeão nacional por 67-57.